domingo, 2 de fevereiro de 2014



  Dicas para os primeiros dias de aula.

 Boas vindas aos alunos

A professora deve realizar as devidas apresentações

  • Uma dica:
Distribua um pequeno pedaço de papel em forma de uma flor para que os alunos coloque
o nome no centro do papel. No meio da sala deve estar uma vasilha com água com fácil
visualização dos alunos. Um de cada vez deve ir até a vasilha com água e colocar o papel em formato de flor dobrado de modo que as pétalas se juntem. 
Para sua surpresa a flor irá se abrir vagarosamente e apresentará o nome do aluno. Neste momento ele se apresentará para toda a turma. 
a professora pode variar esta dinâmica.

  • Dinâmica para o primeiro dia de aula


A professora lê o texto, todas as vezes que for falado estas
palavras os alunos devem fazer os gestos

PAZ: APERTO DE MÃO;
AMOR: UM ABRAÇO;
GARRA: TROCA DE LUGAR;
SORRISO: GARGALHADA;
BEM VINDOS: BATE-PALMAS.

“O GAROTINHO CHAMADO AMOR”

         Era uma vez, um garotinho chamado Amor.
         Amor sonhava sempre com a Paz. Um certo, dia sonhou quem a vida dó teria sentido quando ele descobrisse a Paz e foi justamente nesse dia que Amor saiu a procura da Paz.
         Chegando a Escola , onde estudava , encontrou seus amigos que tinham um Sorriso nos lábios e foi nesse momento que a Paz começou a perceber que o Sorriso dos amigos transmitia muita Paz  pois, sentiu ainda que Paz existe no interior de cada um de nós basta sorrir.
         E nesse momento com seu pensamento voando a turma gritou bem forte: Amor, Amor, Amor você encontrou a Paz que procurava.
         Amor respondeu com muita Garra: sim encontrei a Paz, o Sorriso e a Garra para junto de nós um Sorriso bonito e sejam bem-vindos.

  • Construir as regras de convivência junto com a turma, essa prática é muito importante para o bom andamento da turma durante todo o ano letivo. As regras devem ficar na sala de aula de forma que todos visualizem.
  • Promover um passeio na escola para que os alunos conheça as dependências e funcionários.

  •  Será interessante que a professora promova um momento para leitura de livros diversos, onde cada aluno ficará a vontade para fazer a escolha, mas lembre, a leitura de um livro ou folheamento das páginas já é um grande aprendizado. Esta atividade pode ser acrescida de outras ideias. 

  • Construir na sala de aula um cantinho lúdico, onde os alunos possam brincar a vontade com os colegas, um rico momento de observação para a prof.  
  •  Levar música clássica para que os alunos ouçam e se acalmem, quando todos estiverem relaxados a prof.  começa a falar da importância da escola na vida das pessoas. Os alunos devem participar dessa discussão. 
  • Colocar um bom filme que aborde sobre obediência, amizade, limpeza do ambiente escola, tratar bem as pessoas ou outros. Após o filme promover  interação com a turma da temática assistida.
  • Promover um diálogo que aborde sobre os desejos dos alunos para o ano que estar começando, deixar os alunos a vontade para falar.
  • Fábula (professora conte esta fábula para a turma e promova um diálogo sobre cidadania) Nossos direitos e deveres no ambiente escolar.
    O beija-flor.
    Era uma vez uma floresta onde todos os animais viviam em paz.
    Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr, fugindo de um grande incêndio.
    Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia.
    Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio.
    O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor:
    - Seu beija-flor, o senhor está ficando louco? Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água? Fuja enquanto é tempo!
    E o beija-flor responde:
    - Sei que apagar este incêndio não é problema só meu. Eu apenas estou fazendo a minha parte! Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
      
    1. Construir cartaz em grupo, onde os alunos coloquem sobre atitudes boas e ruins das pessoas, ao término cada grupo irá a frente da sala para socializar a construção com intervenção da prof.  
    2. Os animais 
      Os alunos sentam-se em círculo na sala.
      Cada uma tem que escolher um nome de um animal.
      O professor narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais.
      Cada vez que se pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.


       
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG FOI FEITO COM OBJETIVO DE AUXILIAR DE ALGUMA FORMA OS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AO 5º ANO DO FUNDAMENTAL MENOR.
BJS