Este blog é uma
ferramenta para compartilhar com os colegas de profissão meu
trabalho em educação a partir de práticas que deram certo.
SEJAM TODOS BEM
VINDOS.
Olá
pessoal, desenvolvi este projeto de aprendizagem e apliquei na minha
sala, foi o maior sucesso, espero que gostem.
Beijos
Malu
Tema:
A fábula Dona Baratinha
Objetivo
Geral
Proporcionar
aos alunos do 2º Período F da Escola Municipal Maria Francisca da
Silva Lemos momentos de aprendizagem, interação e descontração
através da fábula Dona Baratinha.
Objetivos
Específicos
Conhecer
as característica estruturais dos gêneros fábula, convite e
receita (Linguagem Oral e Escrita)
Reconhecer
a função social, bem como os sentidos que emergem dos gêneros
trabalhados (Linguagem
Oral e Escrita)
Desenvolver
o gosto pela higiene e organização da casa (Natureza
e Sociedade)
Desenvolver
a memória e estabelecer relação da fábula Dona Baratinha com
outras histórias (Linguagem Oral e Escrita)
Ordenar
a história com o uso de cartas (Linguagem Oral e Escrita)
Estimular
o uso da escrita de palavras como fonte de informação (Linguagem
Oral e Escrita)
Conhecer
marcas e características da linguagem escrita (Linguagem Oral e
Escrita)
Socializar
com a família a fábula e atividades desenvolvidas (Natureza e
Sociedade)
Adquirir
noções de personificação e onomatopeias (Natureza e Sociedade)
Trabalhar
a cultura brasileira através do prato típico, feijoada (Natureza e
Sociedade)
Construir
boneco de Dona Baratinha (Artes visuais)
Trabalhar
vogais e consoantes (Linguagem Oral e Escrita)
Trabalhar
sequencia numérica (Matemática)
Trabalhar
formas geométricas (Matemática)
Cantar
e representar através de gestos a música “A barata”
(Movimento/Música)
Obter
noções de conjunto (Matemática)
Diferenças
entre letras e números (Matemática)
Saber
sobre animais domésticos/selvagens, animais com pelos e penas
(Natureza e Sociedade)
Trabalhar
a desenvoltura teatral (Artes visuais)
Desenvolvimento:
Exploração
de diversos gêneros textuais;
Construção
do boneco de Dona Baratinha;
Estabelecer
relação da fábula Dona Baratinha com outras histórias;
Explorar
as marcas e características da linguagem escrita;
Socialização
da fábula com a família;
Uso
de onomatopéia;
Apresentar
a feijoada como um prato típico da culinária brasileira;
Interpretar
através de gestos a música A barata;
Explicação
sobre animais domésticos e selvagens, animais com pelos e penas;
Trabalhar
a diferença entre as letras e os números;
Ordenação
da fábula com uso de cartas;
Ensaio
teatral.
Conteúdos
a serem trabalhados
Gênero
fábula;
Gênero
convite;
Gênero
receita;
Leitura;
Vogais
e consoantes;
Sequencia
numérica;
Formas
geométricas;
Conjunto;
A
família;
Cuidados
com os alimentos;
Higiene
pessoal;
Diferentes
tipos de lixo;
Igual
e diferente;
Animais
domésticos e selvagens;
Animais
com pelos e penas;
Coordenação
motora fina;
Expressão
de ritmo musical.
Recursos:
TNT,
CD, som, cartolina, caderno de atividades, lápis preto e de cor,
hidrocor, tesoura, livro (Dona Baratinha), fita gomada, cartelas com
ilustração dos personagens da fábula Dona Baratinha, convites
diversos, feijoada, laranja, couve, sacola.
Avaliação:
A
avaliação irá ocorrer durante o desenvolvimento do projeto nas
atividades propostas de acordo com a capacidade e desenvolvimento de
cada aluno levando em consideração o desempenho dos mesmos e das
aprendizagens absorvidas.
Referencias
bibliográficas:
Livro
Dona Baratinha (Ana Maria Machado)
Caderno
de Orientações do projeto “Crer para Ver” (Trilhas)
Apostila
de Educação Infantil (Maria de Lourdes Neiva Nascimento)
Site:
www.receitas.com/cozinhas/brasileira/feijoada
LEGAL DEMAIS
ResponderExcluir