quinta-feira, 26 de julho de 2012

PROJETO DONA BARATINHA

                                 MALU E AS CRIANÇAS


Este blog é uma ferramenta para compartilhar com os colegas de profissão meu trabalho em educação a partir de práticas que deram certo.
SEJAM TODOS BEM VINDOS.

Olá pessoal, desenvolvi este projeto de aprendizagem e apliquei na minha sala, foi o maior sucesso, espero que gostem.
Beijos
Malu

Tema: A fábula Dona Baratinha
Objetivo Geral
Proporcionar aos alunos do 2º Período F da Escola Municipal Maria Francisca da Silva Lemos momentos de aprendizagem, interação e descontração através da fábula Dona Baratinha.
Objetivos Específicos
Conhecer as característica estruturais dos gêneros fábula, convite e receita (Linguagem Oral e Escrita)
Reconhecer a função social, bem como os sentidos que emergem dos gêneros trabalhados (Linguagem Oral e Escrita)
Desenvolver o gosto pela higiene e organização da casa (Natureza e Sociedade)
Desenvolver a memória e estabelecer relação da fábula Dona Baratinha com outras histórias (Linguagem Oral e Escrita)
Ordenar a história com o uso de cartas (Linguagem Oral e Escrita)
Estimular o uso da escrita de palavras como fonte de informação (Linguagem Oral e Escrita)
Conhecer marcas e características da linguagem escrita (Linguagem Oral e Escrita)
Socializar com a família a fábula e atividades desenvolvidas (Natureza e Sociedade)
Adquirir noções de personificação e onomatopeias (Natureza e Sociedade)
Trabalhar a cultura brasileira através do prato típico, feijoada (Natureza e Sociedade)
Construir boneco de Dona Baratinha (Artes visuais)
Trabalhar vogais e consoantes (Linguagem Oral e Escrita)
Trabalhar sequencia numérica (Matemática)
Trabalhar formas geométricas (Matemática)
Cantar e representar através de gestos a música “A barata” (Movimento/Música)
Obter noções de conjunto (Matemática)
Diferenças entre letras e números (Matemática)
Saber sobre animais domésticos/selvagens, animais com pelos e penas (Natureza e Sociedade)
Trabalhar a desenvoltura teatral (Artes visuais)
Desenvolvimento:
Exploração de diversos gêneros textuais;
Construção do boneco de Dona Baratinha;
Estabelecer relação da fábula Dona Baratinha com outras histórias;
Explorar as marcas e características da linguagem escrita;
Socialização da fábula com a família;
Uso de onomatopéia;
Apresentar a feijoada como um prato típico da culinária brasileira;
Interpretar através de gestos a música A barata;
Explicação sobre animais domésticos e selvagens, animais com pelos e penas;
Trabalhar a diferença entre as letras e os números;
Ordenação da fábula com uso de cartas;
Ensaio teatral.
Conteúdos a serem trabalhados
Gênero fábula;
Gênero convite;
Gênero receita;
Leitura;
Vogais e consoantes;
Sequencia numérica;
Formas geométricas;
Conjunto;
A família;
Cuidados com os alimentos;
Higiene pessoal;
Diferentes tipos de lixo;
Igual e diferente;
Animais domésticos e selvagens;
Animais com pelos e penas;
Coordenação motora fina;
Expressão de ritmo musical.
Recursos:
TNT, CD, som, cartolina, caderno de atividades, lápis preto e de cor, hidrocor, tesoura, livro (Dona Baratinha), fita gomada, cartelas com ilustração dos personagens da fábula Dona Baratinha, convites diversos, feijoada, laranja, couve, sacola.
Avaliação:
A avaliação irá ocorrer durante o desenvolvimento do projeto nas atividades propostas de acordo com a capacidade e desenvolvimento de cada aluno levando em consideração o desempenho dos mesmos e das aprendizagens absorvidas.

Referencias bibliográficas:
Livro Dona Baratinha (Ana Maria Machado)
Caderno de Orientações do projeto “Crer para Ver” (Trilhas)
Apostila de Educação Infantil (Maria de Lourdes Neiva Nascimento)
Site: www.receitas.com/cozinhas/brasileira/feijoada

Um comentário:

ESTE BLOG FOI FEITO COM OBJETIVO DE AUXILIAR DE ALGUMA FORMA OS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AO 5º ANO DO FUNDAMENTAL MENOR.
BJS